Poucos conhecem a aplicação e os benefícios na SEO (otimização de sites) que o caractere “#”, denominado Cerquilha pelo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, pode trazer.
As aplicações das cerquilhas podem ser extramamente úteis na eliminação de conteúdo duplicado e também no combate a perda de link juice cedido às URLs distintas.
Mas como isto funciona?
Sabemos que os mecanismos de buscas simplesmente ignoram quaisquer caracteres presentes em uma URL após o caractere cerquilha (#).
Ou seja, ao indexar o conteúdo de uma página com uma URL, por exemplo: www.apenasumexemplo.com.br/#more153 , os mecanismos de buscas ignoram a parte #more153 e consideram apenas a URL www.apenasumexemplo.com.br como a preferencial da página .
Refletindo um pouco mais, podemos constatar que o emprego da Cerquilha na URL também pode servir como um método de definição da canonicidade, ou se você preferir, preferenciabilidade de URLs.
Podemos criar páginas com URLs distintas e o mesmo conteúdo, se aplicarmos corretamente as cerquilhas em suas respectivas URLs, sem o risco de gerar conteúdo duplicado.
Um bom exemplo é o que ocorre com blogs da plataforma WordPress. Alguns deles disponibilizam apenas o início dos artigos na primeira página para evitar a repetição desnecessária do mesmo conteúdo em inúmeras páginas (URLs) distintas. E conforme já mencionado no artigo “Melhorando a SEO de seu Blog WordPress“, estes trechos são disponibilizados através das excerpts, que acabam por gerar um novo link para leitura integral do artigo, tal como: “Leia Mais”.
Observe que nesses links gerados há o emprego de cerquilha, justamente para evitar o conteúdo duplicado em URLs distintas. Por exemplo, se a URL do artigo for “www.seublog.com.br/2009/10/26/seu-artigo/”
Então, o link gerado pela excerpt (Leia Mais) poderá ser “www.seublog.com.br/2009/10/26/seu-artigo/#more243″.
Repare que foram geradas duas páginas com URLs distintas contendo o mesmo conteúdo (o seu artigo!). Mas já sabemos que os mecanismos de buscas irão ignorar a parte #more243 da URL, indexando apenas a URL original do artigo; eliminando qualquer problema futuro de conteúdo duplicado ou perda de link juice.
Entre as aplicações das cerquilhas na SEO, podemos também mencionar a necessidade de limitarmos a indexabilidade de conteúdos. Ou seja, podemos definir se uma determinada página poderá ou não ser indexada através do emprego de cerquilhas.
Mas tenha sempre em mente que os mecanismos de buscas irão ignorar tudo após as cerquilhas. Então se você deseja que as outras seções ou sub-páginas de seu site sejam indexadas, vale a pena tomar todos os cuidados!
Informações complementares acesse o vídeo: http://www.seomoz.org/blog/whiteboard-friday-using-the-hash (inglês)
Great insights. I loved to read your article. You must be putting a lot of time into your blog!
ResponderExcluircriação sites